frutas exóticas

As frutas exóticas são ricas em antioxidantes, excelente para o cérebro, pele e sistema imunológico, por isso estão conquistando o paladar dos consumidores brasileiros.

frutas exóticas

Menu item

Figo da Índia

Balde: 1,4kg

O figo-da-índia é de formato oval e é originário do México e da América do Sul. Pode nascer de diferentes cores: verde, amarelo, rosa-salmão, castanho ou vermelho. A sua casca, grossa e espinhosa, está cheia de água para proteger a polpa. A polpa é suave, gelatinosa, sumarenta e granulosa. É verde clara, amarela, cor-de-laranja ou vermelha e contém pequenas sementes comestíveis.

Menu item

Curuba

Caixa: 2kg

A curuba, também conhecida como “maracujá banana”, faz parte da família passiflora. É originária da Nova Zelândia e é parecida com uma pequena banana, direita e com pontas curvas. A casca é lisa, amarela e suave. A sua polpa é cor-de-laranja, com sementes pretas comestíveis, como um maracujá. Se a sua colheita for atempada, a curuba tem um sabor doce. O fruto pode amadurecer à temperatura ambiente se a casca ainda se encontrar um pouco verde. Quando amarelas e totalmente maduras, mantenha as curubas no frigorífico e consuma-os dentro de poucos dias.

Menu item

Kino (kiwano)

Caixa: 2kg

O kino é uma fruta originária do continente africano, seu nome científico é Cucumis. O kino é parente próximo do maxixe, melão e do pepino, todos pertencentes à família das Curcubitaceas. Kino é como este fruto é conhecido no mercado brasileiro, e Kiwano é como é chamado no exterior. Tem formato oval, sua cor é alaranjada e possui espinhos tortos, grossos e pontiagudos. O sabor do kino é uma mistura do azedo do maracujá com o doce do melão, sua polpa é amarela ou verde, com uma textura gelatinosa e aroma ácido. O kino é rico em vitaminas A e C, ferro e cálcio. O kino é normalmente consumido como sobremesa, é um fruto de efeito visual atraente, devido ao contraste da casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa. O kino ou kiwano também pode ser consumido ao natural, com o auxílio de uma colher e até mesmo ser utilizado como xarope para uma salda de fruta.

Menu item

Gulupa

Caixa: 2kg

A gulupa é uma fruta arredondada, comprida e mede cerca de 8 cm de largura. Sua coloração é amarela ou avermelhada de acordo com a sua variedade. A gulupa tem parentesco com o maracujá, possui pele fina, polpa carnuda e sementes pretas não comestíveis, pois são extremamente ácidas. O sabor da gulupa é suave, agradável, perfumado e ligeiramente ácido.

Menu item

Lulo

Caixa: 2kg

O lulo também é conhecido como naranjilla, é um fruto originário dos Andes, sendo mais conhecido no Equador e na Colômbia. Ele pertence à família Solanaceae e produz um suco delicioso e rico em vitamina C. O aroma do lulo é tropical e exótico. A forma do lulo é muito parecida com a de um tomate, porém o lulo tem coloração amarelada e sua casca possui “pelugens”. O lulo é uma fruta que contém um alto índice de água, sua polpa é doce e levemente ácida com muitas sementes brancas. Na culinária o lulo é utilizado no preparo de sucos, sorvetes, doces e drinks com um gosto parecido ao do abacaxi misturado com morango.

Menu item

Feijoa

Caixa: 2kg

A feijoa é uma fruta originária do sul do Brasil, ela pertence à família das goiabas, tanto que na Colômbia é conhecida como goiaba baby, onde tem presença garantida nos restaurantes mais badalados. A feijoa tem um formato oval, com uma casca verde rugosa. A polpa é clara e gelatinosa de cor creme, com um delicado sabor doce, tem um aroma penetrante que lembra o do abacaxi. A feijoa é uma fruta rica em calorias e vitaminas A, C e E. A feijoa contém um regenerador conhecido como Alfa 3, que contribui para a oxigenação das células e do sangue.

Menu item

Tamarillo

Caixa: 3kg

O tamarillo, também conhecido como tomate de árvore pertence à família Solanaceae. Esta fruta é originária dos Andes e da América do Sul. O tamarillo tem formato oval, aproximadamente 8 cm de comprimento por 5 cm de diâmetro. Sua casca é grossa e seu sabor é amargo. Podemos encontrar o tamarillo nas cores: vermelho, laranja e amarelo, conforme a sua variedade. A massa que cerca a casca do tamarillo possui consistência firme, enquanto sua polpa interna é suave e suculenta, com um sabor agridoce. Suas sementes são pequenas e comestíveis. O tamarillo é rico em fibras, fósforo, proteínas, ferro, cálcio, carboidratos, niacina, riboflavina e vitaminas A e C, que atuam no controle do colesterol. O tamarillo vermelho contém ainda licopeno, um antioxidante encontrado também no tomate convencional.

Menu item

Framboesa Amarela

Caixa: 12 x 125g

Originária da Ásia, a framboesa amarela é um fruto com pequenas bagas, de tonalidades vermelha e amarelada. A framboesa amarela é suculenta e tem sabor doce e suave. A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca. A framboesa amarela é rica em carboidratos, fibras (pectina), ácido fólico e vitaminas C e E. Contudo, quando a framboesa é conservada em calda, suas propriedades nutricionais tendem a diminuírem. A framboesa contribui para a saúde da pele, ossos e dentes, ajudando também na aceleração dos processos de regeneração do organismo. Suas folhas possuem efeitos contra a diarreia e anti-inflamatório. Além disso, a framboesa amarela possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Na culinária, podemos utilizar a framboesa amarela no preparo de sobremesas, sucos, em compotas, geleias, sorvetes e também consumi-la ao natural. Cada 100 gramas de framboesa amarela fornecem 57 calorias.

Menu item

Amora

Caixa: 12 x 125g

A amora pertence à família das Moráceas e é originária da Ásia. Existem três tipos de amora: vermelha, branca e preta. A coloração desta fruta varia de acordo com a espécie à qual pertence e conforme o seu grau de maturação. A amora é rica em vitamina C, ela se caracteriza pelo seu formato típico, gerado a partir do agrupamento de inúsculos frutos unidos, formando uma polpa rica em água e açúcar. Atualmente foi descoberto que a utilização da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anticancerígena e também no combate a osteoporose, pois a amora tem uma grande quantidade de cálcio. Na culinária, a amora pode ser consumida ao natural e na produção de geléias, sucos, sorvetes, polpas, conservas, fermentos, iogurtes, doces, tortas, bolos, compotas ou transformadas em vinhos, licores e até xaropes. Cada 100 gramas de amora fornecem 75 calorias. Algumas das propriedades terapêuticas da amora são: laxativa, sedativa, expectorante, calmante, refrescante, diurética, emoliente, antiinflamatória entre outras. A amora é eficaz contra dor de dente, pressão sanguínea, tosse, prisão de ventre, febre, inflamação da boca e diabetes.

Menu item

Granadilla

Caixa: 2kg

A granadilla é uma espécie de maracujá, nativa do México e da América Central. A granadilla tem sabor menos ácido e mais doce. A granadilla tem formato circular e pesa entre 110 e 125 gramas. Seu diâmetro é de 6 a 8 centímetros. A granadilla possui casca grossa e lisa de cor alaranjada com pintas brancas. Sua polpa consiste em pequenas sementes pretas, comestíveis e cobertas por uma massa branca com um gosto adocicado. O suco de granadilla é indicado para certas anomalias do fígado por ajudar na fluidez da bílis e melhorar o estado geral do organismo. A granadilla também é muito eficaz no tratamento contra hemorróidas. No uso pediátrico a granadilla é considerada como um agente facilitador na cicatrização e no crescimento. Na culinária, a granadilla pode ser consumida ao natural. Sua polpa é usada no preparo de néctar, refrescos e sorvetes. Seu aroma e fragrância lhe dão um sabor próprio.

Menu item

Pithaya Amarela

Caixa: 3kg

A pithaya amarela é considerada a “mãe” das frutas exóticas. É uma fruta originária da Colômbia e da América. Seu formato é oval e sua casca é amarela com escamas triangulares. A polpa da pithaya amarela tem coloração branca e ligeiramente transparente com numerosas sementes pretas. O sabor da pithaya amarela é doce. Esta fruta é rica em fibras e vitaminas A e C, sendo reconhecida por suas propriedades digestivas e laxantes. A pithaya amarela tem um baixo valor calórico, somente 36 calorias por unidade. Outra utilidade da pithaya amarela é a de auxiliar na redução do peso, eliminar as toxinas pelos rins, baixar os níveis de colesterol e também controlar a pressão sanguínea. As sementes da pithaya amarela têm efeito laxativo.

Menu item

Physalis

Caixa: 8 x 100g

O physalis pertence à família Solanaceae, sendo originário da Colômbia e do Brasil. É um fruto pequeno de cor amarelo intenso e formato redondo. O physalis é envolvido por uma casca protetora, não comestível, amarelada, que deve ser aberta para que a fruta seja consumida. A polpa do physalis tem bastante suco e contém várias sementes pequenas com uma coloração amarelo-clara. Quando maduro, o sabor do physalis é adocicado, com um toque levemente agridoce. O physalis é rico em vitamina A e C, além de sais minerais como fósforo e ferro. Este fruto também possui flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recentemente descobertos pela ciência. Na culinária, usamos o physalis no preparo de sucos, geléias, compotas, sorvetes, salada de frutas e molhos para carnes. O physalis é ótimo para a degustação de vinhos e excelente acompanhamento para a cerveja. No uso medicinal o physalis é bastante eficaz no combate a diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, problemas na bexiga, rins e fígado. O physalis também é recomendado para a redução do colesterol e atua como tônico fortificante do nervo óptico.

Menu item

Framboesa

Caixa: 12 x 125g

Originária da Ásia, a framboesa vermelha é um fruto com pequenas bagas, de tonalidades amarela (dourada) e vermelha. A framboesa é suculenta e tem sabor doce e suave, freqüentemente é confundida com a amora. A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca. A framboesa vermelha é rica em carboidratos, fibras (pectina), ácido fólico e vitaminas C e E. Contudo, quando conservada em calda, suas propriedades nutricionais tendem a diminuírem. A framboesa vermelha contribui para a saúde da pele, ossos e dentes, ajudando também na aceleração dos processos de regeneração do organismo. Suas folhas possuem efeitos antidiarreico e anti-inflamatório. Além disso, a framboesa possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Na culinária, podemos utilizar a framboesa no preparo de sobremesas, sucos, compotas, geleias, sorvetes e também consumi-la ao natural. Cada 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Menu item

Mirtilo

Caixa: 12 x 125g

O mirtilo, também conhecido como blueberry (nome em inglês) pertence à família Ericaceae e é originário da América do Norte. O mirtilo tem a maior combinação de antioxidantes, mais poderosos do que qualquer outra fruta ou vegetal têm. O mirtilo possui um conteúdo particularmente elevado de polifenóis, tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. A aparência do mirtilo é semelhante ao do fruto araçá, porém com coloração azul e o tamanho de um grão de uva. O sabor do mirtilo é agridoce e com ele podemos fazer sobremesas, geleias, marmeladas, vinhos, bolos, salgados, sucos e também consumi-lo ao natural. Além disso, as folhas do mirtilo podem ser consumidas em forma de salada ou chá. O mirtilo é composto por ácido salínico, carotenóides, fibra, vitamina C e E, potássio, magnésio, ferro, riboflavina e um baixo valor calórico. Cada 100 gramas de mirtilo oferecem aproximadamente 50 calorias.